segunda-feira, maio 14, 2007

Aterro Sanitário, ups, atrasadinhos...


Recicladores em Tondela, Abril 07

Os alunos de Área de Projecto, 12º ano, turmas A, B e C, da Escola de São Pedro do Sul, foram visitar no passado dia 16 de Abril, o aterro sanitário da nossa região. Planalto Beirão, tal como é conhecido, mais correctamente - Centro de Tratamento Integrado de Resíduos Sólidos Urbanos - é constituído pela Sede da Associação de Municípios, um Centro de Triagem, um Aterro Sanitário, uma Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), um Parque para Deposição dos “Monstros Domésticos” e vários Edifícios de Apoio.

Começámos por visitar a Central de Combustagem Orgânica (em obras), passando depois pelo aterro sanitário, propriamente dito. O aterro sanitário é uma grande área, onde existe uma escavação, constituída por uma tela impermeável e camadas de argila, para impedir a contaminação dos solos por águas poluídas. Lixo indiferenciado (recolhido nos vários municípios) é depositado em cima dessas telas e quando uma área atinge o limite de lixo a suportar, é colocada uma segunda tela na superfície, a fim de impedir a contaminação da atmosfera.

No final, visitámos o Centro de Triagem, onde é efectuada a separação selectiva de lixo (segundo as suas características), recolhido nos ecopontos. Neste centro existem duas passadeiras rolantes, onde uma transporta o lixo do Ecoponto Azul (papel e cartão), e a outra, o lixo do Ecoponto Amarelo (plástico). A passadeira do Ecoponto Amarelo contém uma banda magnética que atrai as embalagens de ferro e aço, efectuando-se logo a sua separação e compactação, sendo estas depositadas a seguir num local de armazenamento. O restante material é separado pelos funcionários, que diferenciam manualmente as embalagens pelas suas características e as colocam nos contentores devidos, existindo contentores para pacotes Tetrapak, garrafas de água, garrafas de detergente, etc.
O lixo do Ecoponto Verde (vidro) é depositado directamente num contentor exterior pois não é necessária a triagem; assim é directamente enviado para as fábricas que o transformam, para uso futuro.
Os camiões que transportam os resíduos, são pesados à entrada e saída do Planalto, com a finalidade de saber exactamente a quantidade de resíduos que transportavam.


Bem, impressionou-nos a grandeza da área das lixeiras, e claro, as quantidades astronómicas (!) de todo o tipo de lixo que possam imaginar: toneladas e toneladas, sempre a chegar em camiões enormes. Bolas! Sem dúvida que já ninguém pode ficar indiferente ao problema dos resíduos humanos: será uma questão de sobrevivência?

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial