segunda-feira, abril 02, 2007

Finalmente, os resultados dos inquéritos!

No passado dia 10 de Janeiro, quarta-feira, procedemos à distribuição dos inquéritos relativos aos hábitos de reciclagem dos alunos do ensino secundário. Recolhemos e analisamos as respostas para construirmos os gráficos de barras, abaixo publicados. Já não era sem tempo, terminarmos esta tarefa...
Foram inquiridos 277 alunos da Escola S. de S. Pedro do Sul, desde o 10º ano até ao 12º ano de escolaridade. No eixo das ordenadas consta o nº de alunos e no eixo das abcissas varia o tipo de resposta dada.

RESULTADOS (resumo)

Questão: Separa o lixo em casa?
Como se pode observar, a maioria dos alunos questionados, 58,5%, não separa o lixo em casa (162 alunos). Os restantes 115 alunos, separam o lixo doméstico, o que corresponde a 41,5% dos inquiridos.


Questão: Por que razão não separa o lixo?

Quanto aos alunos que não separam o lixo, procuramos saber os motivos para tal acto. Cerca de 59,8% responderam que não separam o lixo por falta de Ecopontos perto de casa; 22,2% dos alunos responderam que não separam o lixo por falta de tempo; 16,1% não separam o lixo por outras razões, variadas, e 1,9% dos alunos não acham importante fazê-lo.



Questão: Os alunos que separam o lixo em casa, tem Ecoponto doméstico?

Dos 41,5% dos alunos que separam o lixo em casa; 59,1% não têm Ecoponto doméstico e 40,9% dos alunos têm Ecoponto doméstico.

Conclusão

Mais de metade dos alunos não têm hábitos de separação do seu lixo doméstico, para posterior reciclagem; a maioria alega grande distância das suas habitações aos Ecopontos, também falta de tempo e outros motivos variados. Curiosamente, muito poucos consideram não ser importante a separação de lixo- será que com melhores condições de acessibilidade a Ecopontos, passariam a fazê-lo? Também observámos que, relativamente aos alunos que separam o seu lixo, a maioria afirma possuir um "Ecoponto doméstico", ou seja um recipiente para lixo com vários compartimentos para se proceder à sua separação.

Consideramos estes resultados como indicadores de que há muito para fazer, na sensibilização das populações, particularmente dos jovens da nossa escola, para o problema do lixo e da degradação ambiental. Parece-nos que não deve haver motivos de índole "economicista" para não equipar as localidades com Ecopontos que cheguem a todos os habitantes.

Que ninguém apresente desculpas esfarrapadas para ignorar a importância e a urgência da separação do lixo!!

2 Comentários:

Blogger Miguel Diogo disse...

Olá,
Nós também somos alunos de Área de Projecto, da escola secundária Carlos Amarante em Braga. Estamos a fazer um site sobre música como nosso projecto e um dos nossos objectivos é dar a conhecer outros sites de projecto. Para isso, estamos a criar um webring, isto é, cada site que pertence ao webring tem ligações para todos os outros. O nosso site tem o endereço http://grp5.blog.vu , se gostares desta ideia então põe um link po nosso site e nós pomos também para o vosso.

Rsp pf

3:02 da manhã  
Blogger Camila disse...

olá
Sou aluna do COTUCA, colégio técnico de campinas, e tmb estamos fazendo um trabalho sobre concientização das pessoas em relação a reciclagem e medidas necessarias para manter nosso ecossistema, gostaria de trocar idéias a respeito de como foi esse trabalho q vcs fizeram? quando vcs fizeram essas entrvistas??
bom... qualquer informação q vcs puderem passar agradeceriamos

No cotuca pretendemos fazer esse trabalho com os alunos, professores e funcionários

3:42 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial