segunda-feira, maio 21, 2007

Exposição na Escola Básica...

Hoje, os Recicladores, foram à Escola Básica de São Pedro do Sul, para organizar e montar a exposição sobre a importância da recolha e tratamento do lixo, com fotos do Planalto Beirão e do Ecocentro ( há tanto tempo desejada, mas "este" foge-nos...). Assim, concluimos mais um aspecto do nosso projecto, com expectativas de que as fotos possam despertar nos alunos da Escola Básica, um interesse sobre o tema, a Reciclagem.

Antes de sairmos, respondemos ao inquérito dos nossos colegas de turma, os Meninos dos Hábitos Sociais. Um inquérito que tem por objectivo saber o que os jovens fazem nos seus tempos livres. Parabéns pelo trabalho meninos! Ahh, depois de muito chamarmos pelo ... lá fomos à nossa tarefa (ai o "mini clip", Bastos, pensavamos que estavas curado...).

Agradecemos ao Presidente do Conselho Executivo, Dr. João Pinheiro, a gentileza e boa colaboração, tendo disponibilizado de imediato espaço para expormos o nosso trabalho, a Biblioteca da escola. MUITO OBRIGADA!


Agora resta-nos esperar que gostem...




Galeria de fotos (Planalto Beirão)







Recicladores, 16 de Abril 2007, Planalto Beirão

segunda-feira, maio 14, 2007

Aterro Sanitário, ups, atrasadinhos...


Recicladores em Tondela, Abril 07

Os alunos de Área de Projecto, 12º ano, turmas A, B e C, da Escola de São Pedro do Sul, foram visitar no passado dia 16 de Abril, o aterro sanitário da nossa região. Planalto Beirão, tal como é conhecido, mais correctamente - Centro de Tratamento Integrado de Resíduos Sólidos Urbanos - é constituído pela Sede da Associação de Municípios, um Centro de Triagem, um Aterro Sanitário, uma Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), um Parque para Deposição dos “Monstros Domésticos” e vários Edifícios de Apoio.

Começámos por visitar a Central de Combustagem Orgânica (em obras), passando depois pelo aterro sanitário, propriamente dito. O aterro sanitário é uma grande área, onde existe uma escavação, constituída por uma tela impermeável e camadas de argila, para impedir a contaminação dos solos por águas poluídas. Lixo indiferenciado (recolhido nos vários municípios) é depositado em cima dessas telas e quando uma área atinge o limite de lixo a suportar, é colocada uma segunda tela na superfície, a fim de impedir a contaminação da atmosfera.

No final, visitámos o Centro de Triagem, onde é efectuada a separação selectiva de lixo (segundo as suas características), recolhido nos ecopontos. Neste centro existem duas passadeiras rolantes, onde uma transporta o lixo do Ecoponto Azul (papel e cartão), e a outra, o lixo do Ecoponto Amarelo (plástico). A passadeira do Ecoponto Amarelo contém uma banda magnética que atrai as embalagens de ferro e aço, efectuando-se logo a sua separação e compactação, sendo estas depositadas a seguir num local de armazenamento. O restante material é separado pelos funcionários, que diferenciam manualmente as embalagens pelas suas características e as colocam nos contentores devidos, existindo contentores para pacotes Tetrapak, garrafas de água, garrafas de detergente, etc.
O lixo do Ecoponto Verde (vidro) é depositado directamente num contentor exterior pois não é necessária a triagem; assim é directamente enviado para as fábricas que o transformam, para uso futuro.
Os camiões que transportam os resíduos, são pesados à entrada e saída do Planalto, com a finalidade de saber exactamente a quantidade de resíduos que transportavam.


Bem, impressionou-nos a grandeza da área das lixeiras, e claro, as quantidades astronómicas (!) de todo o tipo de lixo que possam imaginar: toneladas e toneladas, sempre a chegar em camiões enormes. Bolas! Sem dúvida que já ninguém pode ficar indiferente ao problema dos resíduos humanos: será uma questão de sobrevivência?

Contagem regressiva!

Cada vez está mais próximo o fim (sem melancolia...). Estamos ansiosos pela concretização de mais um "pormenor" do projecto: A nossa exposição na Escola Básica está à porta. Prevista para quarta-feira, a afixação dos cartazes fecha mais um ciclo da "história" dos recicladores. Brevemente publicaremos fotos da exposição. E hoje vamos terminar os cartazes e actualizar o blog.
Já agora, não podemos deixar passar este dia, sem falar dos colegas dos outros grupos, que andam num ritmo muito... lentamente lento (deve ser da Primavera... as alergias?). Os "Maquetes" foram finalizar mais uma saga da sua luta a favor da Escola Ideal (Força meninos!!). Os meninos dos "Hábitos" estão, hmm, dispersos, mas não digam a ninguém, eles não fazem por mal. Os informáticos desapareceram!!! Pois é não apareceram (deve ter sido da aula de biologia).
Ah! o Paulo Martins está presente, sorry...
Contudo ao longo deste ano fomos todos muito esforçados, sem qualquer excepção. A união é a palavra-chave do nosso "sucesso".

Agora para os que estão: fiquem bem!

Vanessa Borges

sábado, maio 12, 2007

Um apelo por Maddie...

Hoje não vamos falar de reciclagem, o nosso objectivo é sermos solidários com o caso que tem vindo a chocar o nosso país e o mundo. Madeleine Mccan, uma menina Britanica de apenas 3 anos, desapareceu no dia 3 de Maio de 2007, do Hotel onde estava hospedada com a sua família, em Lagos, Portugal.
A história desta menina é emocionante, por isso, pedimos encarecidamente que olhem para esta foto e que de alguma forma ajudem a encontrar esta pequena criança.
Hoje, dia 12 de Maio, Maddie faz 4 anos, uma data muito especial e que nos deixa visivelmente emocionados. Não podemos imaginar a dor e o sofrimento dos familiares da pequena Madeleine, mas estamos todos juntos nesta luta sem perder as esperanças de que voltaremos a ver este sorriso...

segunda-feira, maio 07, 2007

Aproxima-se mais uma exposição...

Temos procurado trabalhar a todo vapor... Estamos em fase de acabamento de mais um projecto, uma exposição de fotografias do Ecocentro e Planalto Beirão.
Durante esta semana, vamos expôr fotografias comentadas, para sensibilizar (para a temática da reciclagem)os alunos da Escola Básica de S. Pedro do Sul e, mais tarde, os alunos, professores e funcionários da nossa escola
Ah! e outra novidade: o nosso grupo reciclou "literalmente"! A partir de materiais que não tinham utilidade, os elementos do grupo fizeram coisas simples e"muito giras", reaproveitando assim o material.




Em breve vamos mostrar a nossa exposição e mostrar fotos da mesma. Agora vamos ao trabalho porque há muito para fazer...
Vanessa Borges